TERRITÓRIO E MOBILIDADE: ABORDAGENS COM ENFOQUE NAS NECRÓPOLES

  • Francisleile Lima Nascimento Universidade Federal de Roraima
  • Elói Martins Senhoras Universidade Federal de Roraima
  • Márcia Teixeira Falcão Universidade Estadual de Roraima
Palavras-chave: Civilização, Escala temporal, Territorialidades, Mobilizações, Cemitérios

Resumo

Dentro do simbolismo com os estudos antropológicos, as “cidades necrópoles” compõe território de construções abstratas como as tradições, os costumes, além de um espaço de memórias históricas, sociais, religiosas e culturais. O surgimento das necrópoles partiu da necessidade de o homem enterrar seus mortos. A preocupação com o lugar adequado para enterrar seus mortos foram surgindo conforme os problemas foram aparecendo por conta das interferências naturais das inumações nos espaços escolhidos para tal atividade. Portanto, o presente artigo em referência tem como objetivo analisar o processo histórico das necrópoles desde os períodos Pré-históricos; na Antiguidade; no Egito, Roma Monárquica, na República, no Império; Idade Média e Contemporânea; em Portugal e finalmente no Brasil, além de conceitos sobre território e mobilidade trazendo uma abordagem com enfoque nas necrópoles. A metodologia está fundamentada em autores que trazem uma reflexão sobre a temática em discussão, com fins de embasar os posicionamentos dos autores sem pretensão de apresentar verdades prontas e acabadas, mas na busca de despertar para a necessidade de se repensar os fatos históricos mais antigos até a sua atualidade, perpassando pelo mundo até chagar ao Brasil a respeito das necrópoles (cemitérios). As práticas funerárias mais antigas e quase esquecidas foram praticadas em algumas poucas civilizações e mais notáveis pelo seu legado, é um território que possui fluxos de mobilidades físicas e abstratas.

Biografia do Autor

Francisleile Lima Nascimento, Universidade Federal de Roraima

Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia (PPGDRA) do Núcleo de Estudos Comparados da Amazônia e do Caribe (NECAR) da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Elói Martins Senhoras, Universidade Federal de Roraima

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia (PPGDRA) do Núcleo de Estudos Comparados da Amazônia e do Caribe (NECAR) da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Márcia Teixeira Falcão, Universidade Estadual de Roraima
Professora Doutora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Roraima (UERR)  
Publicado
2019-07-28
Como Citar
NascimentoF. L.; SenhorasE. M.; FalcãoM. T. TERRITÓRIO E MOBILIDADE: ABORDAGENS COM ENFOQUE NAS NECRÓPOLES. Revista Eletrônica Casa de Makunaima, v. 2, n. 03, p. 48-63, 28 jul. 2019.