A EJA e o ensino de História: uma abordagem acerca dos procedimentos metodologicos utilizados em escolas do campo no munícipio do Cantá-RR

  • Jussara de Almeida Oliveira
  • Osvaldo Piedade Pereira Silva Universidade Estadual de Roraima
Palavras-chave: Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Procedimento Metodológico

Resumo

A presente pesquisa buscou analisar os procedimentos metodológicos utilizados na Educação de Jovens e Adultos, no ensino de História na Educação do Campo praticada no Município do Cantá RR. Percebendo que o ensino de História, tem sido tratado pedagogicamente a partir da visão cronológica dos grandes feitos europeus. A pesquisa foi direcionada para um estudo detalhado da situação problema e buscou compreender, investigar, analisar os procedimentos metodológicos utilizados pelos professores na educação do campo. Sendo através da descrição de forma detalhada dos dados levantados, para que se possa compreender a pesquisa em sua totalidade. A pesquisa teve como espaço de investigação turmas da EJA, do segundo seguimento (6º ao 9º ano) Ensino Fundamental, cujas aulas ocorrem no período da noite. O campo de pesquisa consistiu em 3 (três) escolas da rede pública. De natureza qualitativa, a pesquisa se inscreve no rol das pesquisas críticas uma vez que se fundamenta em autores que criticam o modelo de educação que não atende em sua metodologia a proposta socialmente construída de Educação do Campo.

Biografia do Autor

Jussara de Almeida Oliveira

Possui graduação em Pedagogia, Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Segunda Licenciatura em Língua Portuguesa, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Especialista em Educação do Campo e suas Metodologias de Ensino, Especialista em Psicopedagogia.

Osvaldo Piedade Pereira Silva, Universidade Estadual de Roraima

Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba, Mestrado sanduiche pela Universidade do Porto – Portugal; Coordenador do Curso de Pedagogia da UERR, Coordenador das Especializações Psicopedagogia Clinica e Institucional; Saúde Mental e Atenção Psicossocial e Docência e Gestão do Ensino Superior – Centro Universitário Estácio da Amazônia.

Publicado
2018-08-29
Como Citar
de Almeida OliveiraJ.; Pereira SilvaO. P. A EJA e o ensino de História: uma abordagem acerca dos procedimentos metodologicos utilizados em escolas do campo no munícipio do Cantá-RR. Revista Eletrônica Casa de Makunaima, v. 1, n. 1, p. 109-121, 29 ago. 2018.