ESTATÍSTICA E EMPREGO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM SEGURANÇA PÚBLICA: MÉTODO E CONTROLE CIENTÍFICO SOBRE A POLÍCIA

  • Nélio Reis Biá Nascimento Universidade Estadual de Roraima
  • Anderson Morais de Oliveira Universidade Estadual de Roraima
Palavras-chave: Segurança Pública, Criminalidade, Estatística, Accountability, Geoprocessamento

Resumo

Objetiva-se com este artigo, demonstrar a importância da análise estatística, das novas tecnologias e dos indicadores de desempenho para os órgãos de segurança pública, inclusive, como facilitador das execuções das atividades desempenhadas pelos referidos órgãos governamentais, bem como para a devida prestação de contas do serviço realizado em prol da sociedade, que, como corresponsável pela segurança pública tem o direito de saber de que forma os recursos investidos em segurança pública estão sendo aplicados pela Administração Pública. Da mesma forma, o artigo denota a importância do uso das ferramentas de geoprocessamento para mapeamento da criminalidade, bem como para o adequado emprego das forças de segurança pública no combate à criminalidade, assim, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, através do método indutivo. Assim, observou-se que a utilização da estatística e das novas tecnologias é de extremamente relevante para a obtenção de melhores resultados relativamente aos órgãos do sistema de segurança pública.

Biografia do Autor

Nélio Reis Biá Nascimento, Universidade Estadual de Roraima

Bacharel em Direito (UNIVALI/SC). Bacharel em Administração Pública (UDESC). Mestre em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Estadual de Roraima- UERR

Anderson Morais de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima

Bacharel em Segurança Pública pela Universidade Estadual de Roraima - UERR, Especialista em Segurança Pública pela Universidade Federal de Roraima - UFRR, Mestre em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Publicado
2019-07-28
Como Citar
NascimentoN. R. B.; OliveiraA. M. de. ESTATÍSTICA E EMPREGO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM SEGURANÇA PÚBLICA: MÉTODO E CONTROLE CIENTÍFICO SOBRE A POLÍCIA. Revista Eletrônica Casa de Makunaima, v. 2, n. 03, p. 114-133, 28 jul. 2019.