VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PSICOEMOCIONAIS

  • Silvana Rodrigues Mota
  • Osvaldo Piedade Pereira da Silva Universidade Estadual de Roraima
Palavras-chave: Violência doméstica, mulher, consequências psicoemocionais

Resumo

A violência doméstica sofrida pela mulher está inserida na sociedade como um fenômeno cultural, muitas vezes, tal ato de violação ainda é silenciado por esta, que sofre este tipo de humilhação em segredo por não ter coragem ou condições de procurar o amparo da lei. Pode-se definir
violência contra mulher como: qualquer ato, conduta, ou manifestação com base no gênero que cause danos, sofrimento físico, sexual ou psicológico. Tal ato muitas vezes visa à desestruturação da vítima, que na grande maioria dos casos, tem vergonha ou medo de denunciar o seu agressor. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo analisar as consequências da violência doméstica sofrida pela mulher, e resultou-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, tendo como como suporte na pesquisa livros, sites e artigos científicos. Deste modo, conclui-se que a violência doméstica atinge a saúde física e emocional da vítima, o bem-estar de seus filhos e até a conjuntura econômica e social da vida da vítima, seja imediatamente ou à longo prazo. Dentre os quadros orgânicos resultantes, encontram-se lesões, obesidade, síndrome de dor crônica, distúrbios gastrintestinais, fibromialgia, fumo, invalidez, distúrbios ginecológicos, aborto espontâneo e morte.

Biografia do Autor

Silvana Rodrigues Mota

Psicóloga especialista em saúde mental e atenção Psicossocial, especialista em psicologia infantil.

Osvaldo Piedade Pereira da Silva, Universidade Estadual de Roraima

Professor Mestre da Universidade Estadual de Roraima

Publicado
2019-07-28
Como Citar
MotaS. R.; SilvaO. P. P. da. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PSICOEMOCIONAIS. Revista Eletrônica Casa de Makunaima, v. 2, n. 03, p. 104-113, 28 jul. 2019.